quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Fluxo em 68, sem manchas solares, índices A=8 e K=3. Apesar dos índices A e K estarem se normalizando a propagação continua muito baixa. Enquanto escrevo isso ouço a Radio RTM Wai em 11665 com um bom sinal, mas já começa a degradar. O sinal da Denge Welat em 11530 é muito fraco com picos de áudio. Não há sinal em 9650 kHz da Radio Guinea, eu acredito que ela esteja fora do ar, pois seu seu sinal é ouvido aqui durante quase o dia todo, no lugar dela chegava muito fraco a Sonder, mas agora às 0747 BRT não há mais nenhum sinal. Alguma movimentação de radioamadores nos 40 metros pela manhã. O sinal do Observatório Nacional está muito bom, eu acredito que ela estava com problemas quando eu levei semanas sem a ouvir com nenhum sinal durante todo o dia. Nenhum sinal da WWV em 15000 e outro parâmetro é a Radio Azadi em 15090 e às 0749 BRT começa a aparecer seu sinal com uma portadora com fading e picos de áudio. DW em 15275 tem um sinal razoável. Ontem como sempre teve uma "boa" propagação apenas a partir das 1500 BRT. A noite em OT apareceu Roraima com áudio em 4875 e mais algumas, melhor até que outros dias. Hoje a informação para os 40-80 metros a noite não é boa, mas isso é apenas uma previsão e como temos acompanhado não há nenhuma garantia. A única garantia que temos é que estamos na pior baixa de um ciclo solar já registrada.
Segue o link do meu canal do Youtube onde eu estou fazendo testes com câmera e tem algumas gravações de algumas coisas que eu ouvi e não publiquei.
Bom dia, boas escutas, comentem, publiquem, participem.


Um comentário: